[WordPress] – Montando um servidor local para testar websites com problemas
Muitas vezes o profissional que trabalha com criação, otimização e manutenção de websites criados com o WordPress se deparam com problemas inusitados, desde pequenos bugs até sistemas totalmente danificados, muitas vezes por falta de atualizações e outras por erro de quem o administra.
Nessas situações o ideal é, no meu ponto de vista, realizar um backup dos arquivos do website e do database, com isso você pode criar uma cópia desse backup para começar a trabalhar nos ajustes.
Servidor online ou local?
Uma pergunta que colegas costumam me fazer é se devem realizar os testes em servidores online, ou em servidores locais. Eu sempre afirmo que o ideal é sempre o ambiente online, de preferência no servidor do cliente em outra pasta se for o caso. Muitas vezes o servidor é limitado, principalmente se o problema é em um website enorme, já peguei sistemas com mais de 20GB de dados, nesse caso só lhe resta a opção de subir o backup em um servidor seu, no caso que suporte esse tamanho, com PHP atualizado, MySql atualizado e otimizado obviamente. Se você não tem um servidor próprio, você tem que partir para um servidor de testes local, lembrando de deixá-lo com as configurações o mais próximas possíveis do servidor do cliente.
Ah Bruno, o valor pro reparo varia de acordo com as situações acima? Claro meu caro, quanto mais trabalho, maior o investimento, em um servidor bom você gera uma cópia do site e joga em uma pasta pelo painel mesmo, duplica o database, enfim. Se vai ter que puxar backup, subir backup, configurar servidor de testes, seja online ou local, o trabalho aumenta.
Local WP
Faz algum tempo, em minhas pesquisas pela internet, que escutei falar do Local WP, pesquisando eu verifiquei que se tratava de uma aplicação, que simula um servidor para WordPress no seu computador, sim, você precisa algumas vezes entender o que está fazendo, como selecionar versão do PHP e MySql para testes, habilitar e desabilitar configurações, mas nada que você já não faça em um servidor online.
Após instalado ele é bem tranquilo de utilizar, você cria o website, informa qual a versão do PHP e MySql e pode começar a iniciar e parar o site para testes.
Eu tive problemas com um website grande de um cliente, e os arquivos grandes não podiam ser apagados nos testes, então eu preferi não subir em meu servidor, mas sim testar ele no LocalWP. Eu não consegui adicionar manualmente uma pasta nem criar um database, não sei se nessa versão arrumaram isso. Mas você cria o website nele e depois é só copiar as pastas do backup para dentro da pastas que ele criou e importa o database, se preferir você pode gerar um arquivo com o plugin All In One e importa ele no ambiente de testes, essa é uma outra possibilidade.
Esse sistema me salvou umas duas ou três vezes, então é bacana você dar uma chance e testar ele.