WordPress – Reduzindo tamanho e qualidade de imagens em lote
Alguma vez você se deparou com um website WordPress com imagens enormes, sem nenhum tipo de otimização? Esses dias, para minha surpresa, um website de um cliente saltou de 200MB para 6.9GB, imagina o susto, eu nem acreditei na hora, achei que era algum bug no host. Fui investigar e descobri que alguém subiu imagens de produtos sem realizar nenhuma otimização, seja de tamanho, seja de compressão da qualidade da imagem, o resultado foi esse absurdo. Mas como resolver isso? Apagar todas as imagens e fazer o responsável subir novamente?
Fui buscar uma solução, e a que me pareceu mais promissora foi, realizar um backup full do website, apagar as imagens na pasta uploads/ano/mes, e subir novamente as imagens otimizadas, mas como fazer esse procedimento sem afetar o sistema? Uma vez que você apaga as imagens da pasta elas somem do website, assim como os thumbnails. Vou contar a vocês os procedimentos que realizei.
1 – Backup Full
Obviamente realizei um backup completo do website, arquivos e database, ressaltando que de forma manual, nunca faço pela hospedagem, pode dar bronca, baixo os arquivos via FTP e database pelo PhpMyAdmin.
2 -Segurança em primeiro lugar
Dupliquei no Windows apenas a pasta com as imagens gigantes para garantir que não mexeria na original.
3 – Redimensionando as imagens em lote
Como eu iria redimensionar 640 imagens em lote, reduzindo o tamanho e comprimindo a qualidade? Fui pesquisar algum software para Windows, lembro que muitos anos atrás eu utilizava o Picasa para desktop, acredito que nem exista mais. Encontrei um artigo bacana falando sobre o assunto e ele recomendava o Software FastStone Photo Resize, aproveitando que é free eu efetuei logo o download e a instalação.
O software é bem intuitivo, fácil de utilizar, seleciona a pasta onde estão os arquivos gigantes e seleciona a pasta destino onde serão gravados os novos arquivos otimizados. Ainda configurei o tamanho de Width e Height máximo que queria e a compressão JPG em 60%. Mandei bala, levou uns 5 minutos para fazer todo o trabalho. O resultado foi que eu tinha 6.9GB de imagens e ficou em 400MB, loucura demais, muito bom o software.
4 – Hora de fazer upload de imagens para o website
Calma, eu ainda não estava satisfeito, olhando a pasta vi que tinham arquivos duplicados, tipo arquivo-1.jpg e arquivo-1-1.jpg, o que indicava que a pessoa subiu duas vezes a mesma imagem, algumas tinham até 3 cópias. O que fiz foi excluir essas duplicidades na mão, foram umas 55, mas também existiam várias imagens que o WordPress gera automaticamente, os thumbnails, vi que alguns tinham tamanhos que eu nem precisava no sistema, então mandei pro espaço eles também, resultado, acreditem, 30MB de imagens agora.
Apaguei as imagens na pasta online e enviei as novas Imagens, nessa mesma pasta, óbvio.
5 – Thumbnails
Mesmo subindo as imagens o sistema não mostra elas nem no website e nem no painel administrativo, no WordPress você precisa gerar novos thumbnails baseados nessas imagens.
Indico o Plugin Force Regenerate Thumbnails, com ele você vai em ferramentas/gerar novos thumbnails e manda ver, generate all. Pode demorar um pouco, ou muito, depende da quantidade de imagens, mas com isso as imagens voltam a aparecer no website e no painel administrativo, só que agora não mais com 6.9GB, não dá né!
Como evitar que subam imagens com tamanho absurdo
Sugiro pesquisar por um plugin que você possa configurar para que ele redimensione para um tamanho máximo definido, toda e qualquer imagem acima dessas dimensões, assim a pessoa pode subir uma imagem de 20MB, mas o sistema vai redimensionar e otimizar para uns 200K. canso de falar que imagem para website é diferente de imagens para impressão, mas a turma não aprende.
Bruno Riggs Pereira