Na tecnologia os problemas geram conhecimento
Ao longo desses anos trabalhando com tecnologia pude perceber que muitos profissionais acabam se estressando quando se deparam com algum problema mais sério, alguns entram em desespero e ficam realmente sem controle da situação. Sim, com certeza já fui assim, mas com o tempo fui aprendendo que a calma, a paciência, pensar bastante antes de agir, parar um pouco, voltar a pensar em uma solução, parar novamente, voltar a pensar, isso sim vai te ajudar a solucionar um problema. Quando você resolve uma bronca com calma, analisando o que está sendo feito, anotando os passos para caso necessite fazer um rollback (reverter algo), você vai solucionar o problema e vai aprender como resolver, ou seja, adquirir mais um conhecimento que não tinha.
Muitas vezes quando encaro um problema em algum website, e-commerce ou sistema, é normal ficar chateado no inicio, mas me acalmo, respiro, levanto, bebo água, volto a sentar, penso no que pode ser feito, se não achar solução eu vou ver uma série, vou jogar um game, vou resenha com meus filhos e ai do nada vem o estalo na mente, com aquilo que pode ser a solução para o problema, e na maioria das vezes é sim a solução. Na verdade me deu vontade de escrever sobre isso pelo que aconteceu hoje, vou relatar abaixo.
Pediram ajuda para associar um website que estava em uma conta do Google Analytics com o Search Console, mas essa realmente não é minha área, eu me bato bastante para mexer nesses sistemas da Google, por isso recorro ao meu time, mas hoje não tinha ninguém para ajudar, então eu encarei. Na verdade o pessoal não estava de forma alguma associar o website do Analytics ao Search Console, e em uma simulação que eu fiz na minha conta e com meu website eu consegui, logo eu me achei o cara, fiquei super feliz, mas quando orientei o colega, não funcionou dessa forma, nem apareciam as mesmas opções, isso me deixou nervoso (risos), pedi a ele um tempo e disse que ia realizar testes. Comecei a estudar a ferramenta do Google e comecei a fazer vários testes. Fiz exatamente como falei acima, parei, respirei, levantei, bebi o café das 15hs, fui ver se os meninos estavam bem, fui na janela, vi as ruas vazias e retornei, começando a fazer testes de novo percebi que em uma listagem os websites apareciam com https e em outras sem nada, simplesmente o domínio, fiquei intrigado, então percebi que os que possuíam o protocolo eu conseguia associar, os que não tinham eu não conseguia.
Fui então para o Search Console da Google e vi que realmente algumas propriedades (websites) estavam com https e outras só o domínio, isso porque na validação do website, antigamente ,você colocava um arquivo da Google em seu servidor e estava verificado, mas agora um novo recurso você adiciona a propriedade pelo domínio e insere um registro TXT no servidor. Então existem hoje as duas formas de se validar uma propriedade no Google Search Console, ou GSC como chama essa galera de hoje, para que no Googke Analytics você consiga utilizar o Search Console, só vai se você adicionar a propriedade pelo modo antigo, não me pergunte porque, pesquisando outros profissionais passaram pelo mesmo, mandei e-mail para o Google, vamos ver se respondem.
Outra situação aconteceu mais cedo, ontem migrei um site de servidor, já ontem a noite o site aparecia bagunçado para algumas pessoas e para mim aparecia normal, ou seja DNS ou Cache, depois descobri que foi uma ferramenta de cache, desativei e tudo ficou lindo, também para minha surpresa algumas imagens não foram transferidas, nunca havia acontecido, o que eu fiz? Fui em um backup antigo, olhei o endereço da pasta e vi que realmente o arquivo existia, mas na transferência de servidores ele não foi, que coisa de louco, também não sei porque isso aconteceu (risos), são coisas da tecnologia. O que fiz foi subir esses arquivos das pastas do backup para suas pastas de referência no novo servidor, pronto, problema solucionado, sem bronca.
Eu poderia ter ficado nervoso com tudo isso, ter estressado, enfim, o que fiz no caso do Google foi fazer problema algo menos doloroso, fui pesquisar, estudar, aprender e acabou que adquiri mais um conhecimento, eu nem sabia mexer nesse GA e GSC, mas comecei a gostar dos dados que eles apresentam, e agora já sei que quando alguém encarar esse problema, não vai mais precisar se estressar, eu já vou ter a orientação para repassar. Já no caso do website que migrei foi mais tranquilo, apesar de nunca ter acontecido eu sei como funciona essas migrações e propagações de Cache e DNS.
Lembre-se, estressou? Levanta, anda, come, joga, conversa, olha o mundo, bebe café, volta e tenta de novo, não deu? Repete a operação.
Bruno Riggs Pereira
NÃO ESQUECE DE AJUDAR NOSSO TIME, BASTA COMPARTILHAR ESSA PÁGINA NAS SUAS REDES SOCIAIS