Faça um favor ao seu website, bloqueie alguns países
Parece polêmico o titulo, mas é isso mesmo. De uns tempos para cá venho percebendo um aumento absurdo na quantidade de spams recebidos não só por mim, mas meus clientes também. Esses spams chegam não apenas em comentários de publicações em nossos websites e lojas online, mas também nos formulários de contato, isso é mito incomodo.
Existem ferramentas de bloqueio de spam nos servidores de hospedagens, funcionam bem quando configuradas, acontece que vem aumentando demais o número de robôs na internet e os caras sempre arrumam uma forma de te ultrapassar essas configurações e conseguem te enviar esses spams. Já no WordPress existem ferramentas para bloquear spams nos comentários das publicações, mas para os formulários de contato eu nunca vi um que funcionasse 100%, o que eu faço é utilizar o CAPTCHA, aquele campo onde marcamos “não sou um robô”, ou com desafio de marcar os quadros onde aparecem um carro, essa ferramenta eu coloco não só para os formulários do sistema, mas também para os comentários do blog, e mesmo assim, as vezes, os danados conseguem disparar spam.
Como última tentativa eu passei a bloquear o acesso à alguns sites, meus e de clientes, por países. Identifiquei que a maioria desses spams vem da Ucrânia, Rússia e China, então fui buscar maneiras de bloquear o acesso desses países nesses sites, existe a chance de mesmo assim eles acessarem? Claro, os caras são danados, mas concorda comigo que o malandro gosta de facilidade? Ou seja, se eu crio mais uma dificuldade, ele provavelmente vai querer torrar a paciência do que facilitou mais.
A maneira que encontrei de realizar esse bloqueio foi através do arquivo .htaccess, nele você pode bloquear a faixa de IP desses países, ainda é possível redirecionar quem acessa desses países para outros websites. um serviço muito interessante e gratuito é o do website IP2LOCATION, nele você pode fazer tudo isso. Existe plugin do IP2LOCATION para WordPress, caso você prefira plugins, uma das vantagens é que ele tem relatório de bloqueios.
Para selecionar mais de um país você precisa se registrar, é bem rápido, caso contrário terá que fazer um país de cada vez.
Ainda estou em fase de testes, vamos ver se dessa forma consigo pelo menos diminuir a quantidade de spams.
Ainda recomenda esse Plugin? A estratégia trouxe resultados?
Oi Fábio, cara eu acabei desativando. Realmente ele bloqueou acessos desses países, mas por algum motivo, quando eu precisava de suporte para o tema, ou algum plugin, até mesmo alguém do exterior que queria ver meu site, ele bloqueava, talvez por causa de rota na conexão, ou servidor onde a pessoa conectou, enfim. Como pararam os spams eu resolvi desativar.
Olá bruno, bom dia. Tudo bem? Cheguei até seu artigo depois das últimas atualizações do wordpress+elementor. Estou recebendo centenas de acessos de fora. Vc teria alguma atualização sobre o assunto? Obrigadooo
Oi Andrei, está cada dia pior essa situação, os robôs só aumentam. O ideal é que você realmente bloqueie o acesso de alguns países, eu aqui deixo liberado Brazil e países da América do Sul, Portugal, Canadá e EUA por conta dos robôs do Google, o resto eu saio bloqueando, mas ai vai de cada modelo de negócio, se você depende de acesso desses outros países, precisa deixar liberado. Uso o Wordfence Pró, mas existem outras ferramentas de bloqueio por faixa de IP, acredito que até pelo HTACESS você consiga, mas dá uma trabalheira danada.