A importância do VPS (Virtual Private Server)
Muitas pessoas me procuram informando que seu website está lento, muitas vezes após migrar de uma hospedagem para outra, mas por que isso acontece?
Isso muitas vezes acontece porque o seu website não está sozinho naquele servidor de hospedagem, mas sim com outros websites espalhados mundo a fora. O que acontece é que uma hora esse servidor sobrecarrega e todos os websites nele são afetados. Imagine você ter um website bacana, bem estruturado, bem clean, mas está em um servidor compartilhado onde um ou dois websites que você nem imagina do que são ou onde estão começam a consumir recursos desse servidor de forma agressiva? Isso mesmo, seu site não tem nada haver com isso, mas sofrerá com desempenho, assim como tantos outros, por conta de um ou dois websites que consomem recursos demais.
Muitas vezes quando migramos o nosso website, temos o azar de cair em um servidor desses, saturados, com consumo alto e nada podemos fazer a não ser verificar a possibilidade de troca do servidor por parte dos técnicos, mas raramente isso é possível, eles vão te mandar buscar otimizar o teu site por mais otimizado que esteja ou vão te empurrar um upgrade para um compartilhado “turbinado”, mais caro, porém ainda compartilhado.
Então o que devo fazer?
Meu caro, minha cara, se o seu website é uma ferramenta de trabalho, e através dele você quer obter visibilidade e trazer mais pessoas para conhecer o teu produto ou serviço, vai por mim e investe em um VPS bom, começa com um básico e se necessário vai escalonando mais poder para ele, sim isso é possível, cresceram acessos, vendas, trocas de informações? Aumenta o poder do VPS. Eu até indico hospedagem compartilhada para clientes que estão começando um website ou e-commerce, mas na maioria das vezes, com um trabalho bem feito de divulgação, SEO, os acessos aumentando e em caso de e-commerce muitos clientes acessando e comprando, será inevitável o investimento em um VPS, e novamente eu digo, vale muito a pena, você está saindo de um investimento, geralmente, a partir de R$150,00 anuas para um investimento a partir de R$500,00, mas é um servidor dedicado apenas ao teu website, com total controle de recursos, coisa que não acontece em hospedagem compartilhada. Muitas vezes, dependendo do teu negócio, ainda é possível colocar mais de uma aplicação nesse VPS, pois ele trabalha com folga em alguns casos.
Servidor Compartilhado x VPS
Não vou entrar em detalhes aqui, mas existe muito material bacana na internet, basta pesquisar sobre hospedagem de websites compartilhadas e VPS.
Abaixo um vídeo que assisti e achei top demais, onde a profissional informa o porque que mudou de um servidor compartilhado para um VPS. Vale ressaltar que, pela data do vídeo, o mesmo foi gravado quando a Hostgator ainda não tinha VPS, mas hoje a Hostgator já conta com ótimos VPS, você pode conhecer clicando aqui.
Outro vídeo bem bacana é o vídeo do canal Diolinux, onde ele mostra o funcionamento do VPS e faz uns testes de estresse, vale a pena conferir.
Já dá para ter uma ideia das diferenças entre o compartilhado e o VPS, se seu negócio é profissional, invista para ter desempenho bacana no teu website e passar uma experiência top para os seus clientes.
Não esquece de nos acompanhar nas Redes Sociais.
Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Grande abraço.