O que fazer quando te pedem um website com prazo de entrega curto
Se você já trabalha na área de criação de websites e afins a algum tempo, com certeza já se deparou com clientes apressados e com prazos curtos, clientes que por falta de uma organização no projeto ou até mesmo falta de conhecimento, acreditam que é possível criar algo com qualidade em um curto período de tempo.
Pensando nesse assunto resolvi escrever esse texto, mostrando algumas perguntas que faço ao cliente para tentar ajudá-lo de alguma forma.
Também fiz um vídeo sobre o assunto, então você pode assistir ao vídeo e ler também o texto.
— Versão em Vídeo —
Qual a temática do projeto?
Uma das primeiras perguntas que fazemos é, qual o tema que o projeto vai abordar, sabemos que existem temas onde o desenvolvimento se torna mais simples, e existem outros temas que demandam uma certa complexidade, com anos de trabalho você e seu time conseguem identificar qual tipo de projeto vocês conseguem acelerar mais.
O cliente já possui domínio e hospedagem (host)?
Muitos clientes acreditam que para criar um website só será necessária a construção do mesmo, nem imaginam que é preciso comprar um domínio e contratar um servidor de hospedagem. Obviamente esse seria mais um passo adicionado ao andamento do projeto, dependendo da velocidade do cliente para adquirir e até mesmo como adquirir, isso pode levar um tempo.
Já existe o conteúdo (textos, imagens, etc.) prontos e alinhados?
Sempre alertamos nossos clientes, a maioria dos projetos ficam estagnados logo após toda montagem da estrutura, isso porque não existe um conteúdo, ou quando existe são mal elaborados, textos amadores, fotos em baixa resolução. Sem conteúdo o processo para, no nosso caso adicionamos o famoso “lorem ipsum” e transferimos a responsabilidade do prazo de entrega para o cliente.
Existe um layout definido, ou template adquirido?
Quando existe um layout definido tudo fica mais fácil, se esse layout segue as regas do framework ou CMS, melhor ainda. Nós sabemos que muitos clientes e até designer e agências, muitas vezes criam layouts complexos para projetos simples, isso também demanda tempo, quanto mais detalhamento, recursos e funcionalidades, mais horas/homem serão gastas.
Uma vez definido o layout ou adquirido o template, deixe bem claro para o cliente o que é possível e o que não é possível criar dentro desse ambiente.
Dica: Se teu cliente não faz ideia de visual, pede a ele para escolher os seus três maiores concorrentes e acessar os websites, anotar o que achou de melhor e pior neles, já vai ajudar bastante.
Complexidade do Layout
Acredito que já falamos sobre isso no tópico anterior, o cliente liga querendo um website para ontem, mas aparece com um layout bastante complexo, a conta não vai fechar, seja verdadeiro e escape de problemas futuros.
Quais as Funcionalidades planejadas?
Trabalhando em projetos web durante anos, você sabe quais são as funcionalidades que demandam maior tempo para serem implementadas, é um gerenciador de arquivos, uma seção de perfil de usuário, integrações API, entre outras funcionalidades, analise bem a situação para não prometer o que não pode ser feito em tempo hábil e se queimar com o cliente. Melhor deixar o cliente chateado antes dele investir algo do que depois que ele fizer o investimento.
Quem estará envolvido no projeto? Família? Agência? Outros Profissionais?
Infelizmente acontece de te contratarem, te passarem todas as informações de conteúdo, layout, fontes, cores e depois te falam “precisamos mudar, a pessoa x achou isso e aquilo, acha que é melhor mudarmos”. Teve um cliente nosso que depois que o site estava todo pronto nos disse que a mãe achou feio, que precisávamos mudar algumas coisas, um outro nos fez refazer o layout umas três vezes porque a agência só mostrava o projeto ao cliente depois que estava tudo pronto.
Confirme com o cliente que será aquilo, que mudanças poderão acarretar custos de hora/homem.
Se trabalha para alguma agência que foi contratada pelo cliente, tente trabalhar por seções, cada seção do website que concluímos é enviada ao cliente, pedimos que confirme que é aquilo mesmo e se podemos avançar, não deixa para mostrar tudo de vez, isso vai te dar dor de cabeça.
O cliente possui familiaridade com websites? Já teve algum?
Se o cliente já teve um website ele sabe, ou pelo menos deveria saber, como funciona o sistema, como são feitas as alterações e implementação de novos conteúdos, se for um CMS ele provavelmente já acessou a área administrativa e sabe inserir, alterar e excluir conteúdo.
Se o cliente não tem conhecimento algum, é bom deixar claro para ele que, se for um website com atualizações constantes. o ideal é ter alguém com conhecimento para administrar o sistema, ou contratar um profissional ou agência com experiência e acertar uma contração mensal.
Quanto o cliente está disposto a investir? Provavelmente você terá que dar uma exclusividade.
Se ele quer um website em um período curto, você precisa informar que vai ter que dar exclusividade, vai ter que deslocar profissionais do time para atuarem no projeto e deixem de lado outros projetos, mas será que ele realmente está disposto a pagar por isso?
É possível construir um website em curto período?
Sim, é possível, já construímos websites em dez dias e até em uma semana, mas isso porque o projeto já estava todo organizado, conteúdo, layout em PDF e o material gráfico já cortado e separado. Vale ressaltar que foram projetos onepage, o que facilitou bastante, mas sim é possível. Quando nós da equipe seguimos as dicas acima, conseguimos ser claros para o cliente se é possível ou não cumprir o prazo.
Dica final do Riggs
Quando um cliente te procura falando que é um sistemINHA, um projetINHO, ligue o sinal de alerta. Não existem sisteminhas, sitezinhos, ou seja lá qual for o inho, todo projeto tem sua complexidade e particularidades, lembre-se que você investiu tempo e dinheiro no seu conhecimento, seja honesto e claro com cliente, diga que da mesma forma que você não conhece a área dele e por isso não a diminui, que ele não faça o mesmo com a sua.