Tudo indica que o Mark Zuckerberg não estará satisfeito até conquistar o mundo, se já não conquistou. No evento F8 Developer Conference foram apresentadas algumas novidades interessantes.
Vamos começar pela
ferramenta gratuita de análise de dados
O Analytics for Apps, uma nova ferramenta para anunciantes que desejam melhorar a eficiência de suas campanhas com base em dados demográficos. O recurso já esta funcionando e retorna informações sobre o engajamento dos usuários no aplicativo do Facebook.
Exemplificando as funcionalidades da nova ferramenta, o Facebook demonstrou no palco do F8 como uma empresa pode comparar campanhas de marketing com diferentes dados demográficos, como idade, sexo e localização. Em vez de saber apenas a quantidade de cliques em um anúncio no Facebook e informações superficiais sobre as ações dentro da rede social, agora será possível ver quais tipos de pessoas mais se engajam com os anúncios, oferecendo ao usuário a possibilidade de modificar a estratégia para conseguir mais conversão.
A novidade permitirá que as campanhas publicitárias do Facebook tenham maior relevância para os anunciantes e tragam maior conversão para as empresas. Ao fornecer um aplicativo de análise gratuito, o Facebook entra como concorrente de serviços como o Google Analytics, amplamente utilizado na web.
Fonte: TechCrunch
Incorporar Vídeos
Outra novidade do Facebook é finalmente podermos incorporar todo e qualquer vídeo postado na rede social em qualquer outro site ou blog, para isto acontecer basta o usuário clicar na opção Embed Vídeo na parte inferior da tela onde o vídeo foi publicado.
Algo simples, mas que será útil para muitos.
E finalmente:
Messenger vira plataforma e traz novos serviços ao app
Confirmando todos os rumores, o Facebook anunciou as grandes mudanças planejadas para o Messenger. Conforme apresentado durante o F8, evento realizado na tarde desta quarta-feira (25), o aplicativo deixa de ser apenas um serviço de mensagens instantâneas para se tornar algo bem maior.
A primeira grande novidade é que, como já se especulava antes, a empresa vai transformá-lo em uma plataforma. Isso significa que desenvolvedores de outras companhias poderão criar novos conteúdos para o sistema, levando-o para muito além de um simples espaço para bate-papo.
Com isso, Messenger passa a contar com a própria galeria de aplicativos, os quais podem ser adquiridos a partir de uma nova aba adicionada à interface. É a partir dela que você vai encontrar uma lista de novas possibilidades para interagir com seus amigos além das velhas mensagens e figurinhas dos Power Rangers, como músicas personalizadas e uma nova gama de filtros de imagem.
Já durante o lançamento, o Facebook vai trazer mais de 40 apps previamente preparados para atuar na nova plataforma. Entre os parceiros anunciados temos a The Weather Channel, a ESPN, Zya e a Outfit7 Limited, criadora de Talking Tom. Vale lembrar que alguns desses apps serão pagos.
Além disso, a rede social também está mirando no bate-papo corporativo. Com o Messenger Business, será possível entrar em contato diretamente com lojas e empresas. A ideia é trazer uma espécie de canal direto de comunicação, permitindo que você envie mensagens para checar o status de uma encomenda ou fazer algum tipo de reserva.
Apesar disso tudo nos dar a impressão de que o mensageiro caminha em direção ao abismo no que caiu o MSN, é fácil visualizar a estratégia de Mark Zuckerberg. Por mais que tenha separado a versão mobile do Messenger do Facebook, o serviço de bate-papo continua tão forte quanto antes e toda essa visibilidade é uma ótima forma das empresas mostrarem seu trabalho. Assim, ao mesmo tempo em que agrega valor à marca do Facebook, a chegada dos apps transforma o bate-papo em uma vitrine de trabalho e uma maneira interessante de comercializar seus aplicativos sociais.
Fontes: Canaltech, Mashable, VentureBeat
O Facebook e suas novidades na F8 Developer Conference