Melhorando o ping para jogos e websites em servidores “importados”
Recentemente troquei minha operadora de internet fixa, a última vez que tinha feito isso foi em meados de 2018. Quando realizei essa troca foi porque a que me prestava o serviço não oferecia a velocidade que eu queria. Após realizar essa troca percebi que o ping havia dado uma piorada para jogos e alguns websites que são hospedados em servidores no exterior, mas sendo essa diferença muito pequena, valia a pena a troca pelo upgrade na velocidade.
Esse ano a operadora que me fornecia a internet, depois de ser comprada por outra empresa, começou a apresentar muitos problemas, variação de sinal, quedas, manutenções em horários inadequados e isso foi minando a minha vontade de ficar com o serviço. Semana passada solicitei a contratação de outro serviços, esse de fibra, até o momento está muito bom, a velocidade de download e upload são muito boas e se mantém constantes. Porém, entretanto, todavia, o ping nada de melhorar, praticamente a mesma coisa. Estava naqueles dias ociosos e comecei a dar uma navegada na internet realizando pesquisas sobre melhorias de ping, encontrei dezenas de sugestões, algumas fantasiosas, outras que, apesar de funcionarem, demandam investimento. Dentre todas as dicas que encontrei na internet uma me interessou e resolvi seguir os passos, essa falava de algo que muitos de nós já conhecemos, a alteração de DNS, mas de uma forma mais detalhada, e eu ainda colocarei aqui mais algumas dicas.
Utilizando o DNS Jumper
A dica que encontrei na web comentava sobre um software chamado DNS Jumper, ele basicamente busca qual o melhor DNS para sua conexão, aquela conexão com o menor ping. Ele faz uma busca entre os DNS mais conhecidos. Sim, existe uma variação entre uma consulta e outra, mas você consegue tirar uma média, ou ver aquele que apresenta melhores resultados sempre que você pesquisa. Eu optei por escolher o que teve melhores resultados no DNS 1 e DNS 2, e esse foi o AU-Cloudflare, meu ping de fato melhorou de forma significativa, ping para website no exterior que ficavam entre de 240ms e 280ms agora variam de 125ms à 150ms, em jogos como o CSGO o ping reduziu de uma média de 60ms para 30ms, COD Warzone de 70ms para 42ms e o WOW que meu filho joga foi de 500ms para 200ms (testes realizados com o exitlag* desativado), então realmente existe essa melhoria ao alterar o DNS.
Uma coisa bacana que o DNS Jumper faz é implementar o DNS nas configurações de sua rede, sem que você precise acessar as configurações de rede no computador, para isso basta você clicar em definir DNS após realizar a busca. Você também pode adicionar novos servidores de DNS, mas como ele tem os que mais conheço e acho melhores eu preferi nem mexer nisso.
Mudar o DNS apenas no Sistema Operacional ou no Roteador Também?
Agora aqui vai a minha dica, alguns especialistas dizem que o DNS só precisa ser alterado no sistema operacional, que não há necessidade de alterar o DNS no seu modem/roteador e que também não é necessário reiniciar modem, computador, etc. Pode até ser que sim, mas em meus testes o ping melhorou mais quando alterei o DNS no sistema operacional e no modem/roteador e também reiniciei o mesmo e os computadores de casa. A verdade é que muitas pessoas não tem o conhecimento para alterar esse DNS no modem/roteador, e alguns modem/roteador nem te dão essa opção, para esses casos eu sugiro que vocês façam os testes apenas modificando o DNS no sistema operacional.
As nossas conexões trabalham com rotas (routes), se você usar o comando para verificar essa rota no sistema operacional vai ver todo o caminho que sua conexão percorre até chegar ao ponto final, se mudar a conexão vai ver que essa rota muda, se mudar o DNS vai ver que a rota muda, então teoricamente quanto menor a rota melhor o ping. Se pesquisarmos na internet sobre “como mudar rota de conexão tal operadora”, vamos encontrar diversos questionamentos em fóruns, grupos, etc, são gamers com ping alto, são DEVs com lentidão em sistemas e websites, e muito mais, tudo isso por conta da tal rota. Sendo assim, se você tem enfrentado essa situação, segue essas dicas aqui para tentar melhor esse ping.
GOSTOU DA DICA? COMPARTILHE E AJUDE NOSSO TIME A SE MANTER MOTIVADO