Como fazer LIVE em várias redes sociais ao mesmo tempo
Sou analista de sistemas e sempre tem algum cliente que tem dúvidas em algum projeto, sendo assim a melhor forma de sanar essa dúvida é mostrando como proceder, isso nós podemos fazer online, ainda mais em tempos de pandemia.
Além de trabalhar essas dúvidas podemos criar conteúdo para aprendizado, realizar LIVES de treinamento, cursos e tudo mais. Uma dúvida que sempre tive era sobre a possibilidade de fazermos essas LIVES não apenas para uma rede social, mas para várias, afinal de contas cada participante tem a sua preferida.
Recentemente minha esposa também passou a realizar suas reuniões e treinamentos através do Zoom Premium, e ela me questionou também sobre a possibilidade de fazer as LIVES em várias redes sociais, foi então que o meu interesse retornou e eu fui pesquisar como poderia fazer isso.
O Zoom até tem essa opção de LIVE com Facebook e Youtube, existem também o OBS Studio e o XPLIT, são muito bons, mas devido a alguns probleminhas que tive (explicarei mais a frente) eu acabei realizando novas pesquisas e encontrei o PRISM Live, resolvi instalar.
Muito simples de utilizar
Incrível como a interface dele é simples, apenas mudei o formato de saída do vídeo de FLV para MP4, deixei tudo padrão. Acredito ter mudado para 1080P 60FPS também.
Outra coisa bacana são os filtros que ele possui, você pode dar uma incrementada na sua LIVE.
Assim como nos outros aplicativos de broadcast você vai ter que configurar a sua STREAM KEY e sua URL RTMPS, mas não entrarei em detalhes aqui, resumindo cada rede social te fornece uma STREAM KEY e uma URL RTMPS quando você clica nas opções de ao vivo, se não souber fazer existem dezenas de vídeo no Youtube.
O Problema que tive
Vamos ao problema que tive, não é bem um problema, mas sim uma configuração adicional. Meu notebook possui a placa de vídeo onboard e possui uma placa Nvidia dedicada, acontece que alguns softwares no Windows 10 utilizam a onboard e outros utilizam a Nvidia, no caso do Zoom, OBS e XPLIT quando eu colocava para abrir ou algumas telas não apareciam ou travavam, então pesquisando na internet verifiquei que para que tudo funcione bem, tantos os aplicativos de broadcasting quanto os que vamos utilizar nas LIVES devem estar utilizando a mesma placa de vídeo.
Então basicamente no Windows 10 eu abri as configurações de vídeo e fui em Configurações de Elementos Gráficos, nessa tela você define o que vai utilizar a placa onboard e qual vai utilizar a de alto desempenho. Você procura o PRISM e coloca ele para utilizar alto desempenho, apenas fazendo isso eu consegui gravar tudo.
No Zoom, OBS e XPLIT eu tive que adicioná-los também como alto desempenho e mesmo assim não ficou 100%, dava tela preta, travava, enfim, por isso pesquisei outro e acabei encontrando o PRISM.
Um aplicativo gratuito e muito bacana, testem e avaliem.