Como faço para ter um Website ou E-Commerce – Parte 02: Escolher a Hospedagem
Hoje vamos seguir com a parte dois dos pontos principais à serem planejados antes de iniciarmos a construção do nosso website ou loja virtual.
Existem diversas possibilidades de hospedagem de website para escolhermos, mas te garanto que muitas te darão dor de cabeça, principalmente aquelas que prometem muito, algumas com muita publicidade, mas pouca qualidade. Se eu posso passar uma dica para vocês é, nunca contratem um serviço de hospedagem sem antes consultar um analista de sistemas experiente, alguém que de fato conheça, se possível consulte dois ou mais profissionais.
Seguindo a mesma dica da parte 01, quando falamos de registro de domínio, faça tudo em seu nome ou em nome da empresa, nunca em nome do profissional que irá desenvolver o sistema, a não ser que vocês acordem que o profissional será o responsável pelo servidor, que cuidará dessa parte, configurações, etc. Eu por exemplo tenho bastante cliente que hospeda sistemas em meus servidores, sendo assim esses servidores estão em meu nome e somente eu tenho acesso as configurações, até mesmo por uma questão de segurança, ai é uma decisão tomada em conjunto, se você possui alguém que pode cuidar dessa parte, ok, caso contrário pede ao analista de sistemas para ver tudo para você. E novamente, se vai ganhar um domínio grátis dessa hospedagem, agende um dia para desvincular o domínio deles, eu ensino isso na parte 01, olha lá.
Compartilhado VS Cloud/VPS
O que a maioria das pessoas não sabem é que existem os servidores compartilhados, os servidores Cloud/VPS e ainda uns servidores otimizados para WordPress. A escolha do servidor de hospedagem vai impactar muito no desempenho do seu sistema, consequentemente no ranqueamento nas buscas. Aqui é a hora certa para pensar como você pretende que o seu projeto flua, investir um pouco mais e ter um desempenho ótimo, uma velocidade rápida de navegação? Ou arriscar algo mais barato e torcer para que o sistema funcione bem, caso de algo errado contratar outro?
Servidores Compartilhados
Os servidores compartilhados são os mais comuns, os mais em conta também, são servidores com um certo nível de customização, entretanto com suas limitações. Aqui o seu sistema estará hospedado em um servidor onde estarão hospedados algumas outras centenas ou até milhares de websites e lojas online, isso significa a grosso modo que, por mais que seu sistema seja leve, clean, otimizado, se um outro sistema dentro desse servidor começar a utilizar muitos recursos dessa máquina, isso impactará diretamente nos outros sistemas que ali estão, inclusive o seu, percebeu?
Muitas vezes temos um sistema funcionando muito bem, então resolvemos migrar para outro serviço de hospedagem e do nada ele passa a ser um sistema lento, porque? Provavelmente você “caiu” em um servidor saturado, sobrecarregado, e por mais que seu website ou loja seja otimizado, este estará fadado ao péssimo desempenho por conta da qualidade desse servidor. Dependendo da hospedagem esqueça solicitar troca, caiu naquela máquina já era, o que você pode fazer é contratar outro serviço e torcer para cair em um servidor sem tanta sobrecarga.
Servidores Cloud/VPS
Os servidores Cloud/VPS para mim são os melhores, existem algumas pequenas diferenças entre o Cloud o VPS, mas não vou entrar em detalhes. Aqui o importante é dizer que o desempenho desses servidores é muito, mas muito superior ao compartilhado, aqui você terá recursos como processadores, memória, taxa de transferência, entre tantos outros benefícios, destinados apenas ao seu sistema, sem interferência alguma de outro website, loja, ou seja o que for. O Controle é seu, sem contar que você terá acesso à funções avançadas como configurações de PHP, Apache, acesso SSH e tantas outras funções.
Um teste básico que você pode fazer é pegar o teu sistema que está em um servidor compartilhado e colocá-lo em um Cloud ou VPS, se tiver alguém que possa lhe “emprestar” um espaço desses só para testar o desempenho por alguns dias, faça. Compare utilizando as diversas ferramentas de desempenho de websites e lojas online disponíveis na internet. Você vai perceber que mesmo sem fazer nenhuma alteração no sistema, ele ficou muito mais veloz e atrativo.
Sim, esses servidores são mais caros que os compartilhados, mas o desempenho infinitamente melhor, impactando diretamente nos resultados das buscas e na usabilidade do visitantes, sistemas lentos espantam os visitantes. Como eu sempre digo, trabalho amador garante resultados amadores, trabalho profissional garante resultados profissionais.
Servidores otimizados
Falarei pouco e resumidamente desse. Faz um tempo que tem uma galera que pega uns servidores e otimiza para websites mais pesados, principalmente com muitos recursos e funcionalidades, lojas online e similares. Eles são ótimos, tenho sistemas em alguns, mas não permitem as customizações que faço em um Cloud ou VPS, muitas vezes as configurações não são padronizadas nesses servidores, então ao sair de um e migrar para outro é preciso quase sempre do suporte deles para aprender a configurar as coisas.
Bruno , estou começando agora e a grana tá curta, o que faço?
Me liga, ou liga pro teu analista de sistemas, com certeza iremos te orientar, tudo depende do seu sistema e das funcionalidades e recursos, existem opções boas de servidores compartilhados para websites que exigem poucos recursos, mas consulte o analista de sistemas antes de gastar sua grana, e lembre-se, isso não o isentará que cair em um servidor saturado de sistemas.
Tudo é possível meus amigos, existem N opções, para todos os investimentos, é preciso sentar e conversar com o analista de sistemas, verificar a melhor opção de servidor para o teu projeto. Não caia na conversa fiada daqueles que oferecem muita coisa, grande parte dos meus clientes são clientes que vieram de outros profissionais, por insatisfação.