Cliente deixou de pagar a manutenção mensal, o que eu faço?
Recentemente fui questionado como procedo no caso de algum cliente deixar de pagar a manutenção mensal do seu website ou loja online. Me perguntaram se eu paro o serviço, tiro o sistema do ar, fico cobrando o cliente.
Vamos lá, mais uma vez tudo é baseado em contrato, o contrato é a sua arma contra possíveis armadilhas ou cliente mau intencionados.
Quando um cliente para de pagar a manutenção mensal geralmente eu o alerto no primeiro e segundo mês, se eles pagarem ok, se já no primeiro aviso eles não pagam eu entendo que existe alguma falta de interessem e eu sempre digo que apenas me comprometo com aqueles que se comprometem comigo, sendo assim eu nem cobro a segunda vez e tenho algumas opções.
Se foi minha empresa que desenvolveu o website e no contrato está informado que em caso de falta de pagamento o sistema será tirado do ar, então estou coberto e apto à realizar esse bloqueio, é raro termos um contrato onde precisamos chegar a esse ponto, somente quando o projeto é baseado em pagamento de uma assinatura mensal.
Quando o website foi desenvolvido por outra agencia e nós assumimos a manutenção, caso o cliente deixe de pagar nós simplesmente paramos de dar o suporto, isso é algo que adotei faz algum tempo para evitar estresse para mim mesmo. Observem, o valor da manutenção de um website ou loja online não é algo tão absurdo, obviamente faz falta no orçamento, eu seria louco se não acreditasse nisso, mas é muito cansativo todo mês cobrar e escutar as mesmas desculpas, “esqueci”, “não vai acontecer mais”, etc. Então o que faço é “abandonar” o projeto, e realmente não assumo mais, o cliente pode me ligar desesperadamente e eu não vou mais realizar qualquer procedimento naquele projeto, pois ali foi quebrado um compromisso, não existe mais confiança, o cliente deve procurar outro profissional e deve procurar corrigir esse seu comportamento.
Novamente, isso é um procedimento meu, não estou dizendo que você deve seguir, mas ao adotá-lo eu eliminei boa porcentagem do meu estresse com clientes que “esquecem” o pagamento. Ahhh, outra coisa, se der pau no website eu sinto muito, pois provavelmente não tenho mais os seus arquivos, não é mais uma responsabilidade minha.