Como faço para ter um Website ou E-Commerce – Parte 01: Registro de Domínio
Ao longo dos anos, trabalhando com criação e otimização de websites e lojas online, posso dizer que já passei por muita coisa, já tive muitas experiências, essas experiências podem te ajudar, por isso resolvi compartilhá-las. Eu pretendia fazer uma única publicação, entretanto eu penso que ficaria extenso, sendo assim farei em etapas.
Muitos profissionais e empresas procuram a minha empresa para criar seu website ou loja online, a grande maioria obviamente desconhece o processo para criar um projeto desses e por isso nós devemos orientar da melhor forma possível, sempre pensando nos resultados para o cliente, como esse projeto vai agregar valor e aumentar a visibilidade da empresa, conseguintemente gerando mais possibilidades de lucros.
Após as primeiras conversas, você consegue ter uma ideia de como deve ser o projeto, muitos deles pedem recursos e funcionalidades avançadas, outros nem tanto, mas em todos os casos o projeto é voltado para o teu negócio, então de forma alguma deve ser tratado como algo amador. Eu sempre digo que quem trabalha como amador recebe como amador, e quem trabalha como profissional recebe como profissional. Outro ponto que deve ser levado em consideração e com analisado com muito cuidado é o registro do seu domínio (.com.br, .com, entre outros) e o seu servidor de hospedagem (onde ficaram os arquivos do projeto).
Então, de forma resumida o que eu preciso saber do cliente inicialmente para começar um projeto é:
- Já possui domínio? Está em seu nome?
- Já possui um servidor de hospedagem? Compartilhado ou Cloud/VPS?
- Possui acesso as contas para alterações de DNS do domínio e ao painel do servidor para as devidas configurações?
- Já existe um esboço do projeto? Estrutura de menus e páginas, funcionalidades e recursos desejados? Exemplos de projetos, principalmente de concorrentes, que você olhou e gostou e deseja seguir uma linha semelhante?
- Quanto está disposto à investir?
Não precisa necessariamente estar nessa ordem, mas você precisa dessas informações, facilitará bastante o desenvolvimento do projeto.
Registro de domínio.
Um dos passos mais importantes para a construção de um website ou loja online é você saber qual será a sua URL (endereço do website/link), se você já possui esse domínio comprado, e se não tem comprado se ele ainda está disponível para compra na internet.
Se existe um domínio você precisa saber se está em seu nome e se você tem acesso para realizar configurações nesse domínio, principalmente o apontamento do DNS, que informa em qual servidor de hospedagem está o seu sistema. Muitas vezes os clientes solicitam aos profissionais que comprem e eles pagam o boleto, por favor, sempre registrem o domínio em sue nome ou da sua empresa, se alguém comprar para você e utilizar outros dados você terá sérios problemas futuros, isso porque se o profissional não trabalhar mais para você, ou seja lá qual for o motivo você não tiver mais contato com este, simplesmente o seu domínio estará vinculado aos documentos dele, o resultado disso é que você não conseguirá acesso a nada, vocês terão que solicitar transferência de titularidade e isso é muito trabalhoso. Registre seu site em seu nome ou da empresa, use seu e-mail e terá paz.
Os registros .com.br e alguns outros você pode consultar a disponibilidade no website https://registro.br, também tem muitas informações úteis para que você não passe perrengue.
Orientações para alterar a titularidade de um domínio: https://registro.br/ajuda/procedimentos-administrativos/alteracao-do-titular/
Percebeu a complexidade? Faz tudo em teu nome, vai por mim.
Dica 1:
Se você caiu naquela conversa de “Contrate o servidor de hospedagem conosco e ganhe um domínio”, ou comprou um domínio direto com a hospedagem como por exemplo Hostgator, Hostinger, GoDaddy e outras, desvincule urgentemente o domínio dessas empresas, ou terá surpresa na renovação, geralmente cobram muito mais caro do que o valor original no https://registro.br por exemplo.
A dica aqui é você remover o vínculo com o provedor de serviços, siga os passo:
- Acesse https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini (vai precisar dos dados de acesso conforme dito acima).
- Digite o Usuário e senha do registro.br;
- Clique em entrar;
- Clique no aba titularidade;
- Clique em Editar informações;
- Localize a opção de Provedor de serviços;
- Selecione o provedor NENHUM;
- Clique em SALVAR;
Pronto, agora o seu domínio está desvinculado do servidor de hospedagem, agora é ficar atento ao período de renovação do mesmo, lembre-se que se não renovar você não só ficará com o sistema offline, como após um tempo perderá o seu domínio.
Dica 2:
Você só consegue desvincular o domínio do provedor de serviços antes que vença o prazo de renovação, se entrar no prazo de renovação já era, vai ter que pagar o que o provedor cobrar, portanto existem duas opções, a primeira é logo após que comprar ou ganhar o domínio da hospedagem, assim que aparecer no Registro.br você vai lá e desvincula logo, ou pode fazer como eu, coloco na agenda um mês antes do vencimento e desvinculo, os dois procedimentos podem ser feitos.
Acredito que seguindo essas dicas você já deu um grande passo para poder iniciar o seu projeto. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo por e-mail ou WhatsApp, também nos comentários aqui do próprio website. Grande abraço e na próxima postagem eu falarei sobre a escolha do servidor de hospedagem, até lá.