A importância da Manutenção Mensal na sua Loja online
Muito se fala em ter uma loja online, em desenvolver uma loja online, mas você já parou para pensar que é preciso estar sempre atualizando as informações nessa loja? Que você vai precisar uma hora ou outra atualizar uma informação como por exemplo um slider (banner para muitos), colocar um alerta de promoção para uma determinada data, alterar muitas vezes o layout para deixar algo mais atrativo? Quando desenvolve-se um website, principalmente uma loja online, é preciso ter em mente que se é um projeto que sofre constantes mudanças você tem três opções, ou você tem tempo e conhecimento para alterar/implementar essas informações no sistema, ou você tem um colaborador que entenda do sistema, geralmente área de TI, e que possa realizar esses procedimentos ou você pode ter um contrato de manutenção mensal com um profissional especialista, do meu ponto de vista essa última opção é que lhe toma menos tempo e lhe permite um menor investimento.
Para começar existem vários tipos de manutenção mensal, vai depender do acordo que você fará com o profissional, preferencialmente baseado em um contrato, existem manutenções apenas para que o profissional mantenha o sistema seguro, atualizando o sistema, suas ferramentas, gerenciando backups, verificando possíveis tentativas de ataques (sim, acontece e muito), e existe a manutenção onde além desses procedimentos o profissional irá atuar na atualização administrativa do site, recebendo por parte do cliente conteúdos à serem atualizados, textos, imagens, slides, no caso de lojas online pode inserir e alterar produtos, enfim, tudo acordado previamente.
Já falei sobre isso em outras publicações aqui no site, pessoas e empresas que por algum motivo perderam todos os seus dados do website, arquivos e banco de dados. Quando isso ocorre o desespero é total, principalmente pela falta de um backup, se o profissional que desenvolveu o teu website tem um backup, ótimo, mas mesmo assim lembre-se que é um backup “inicial” do projeto, ou seja, se ocorreram mudanças estruturais ou de conteúdo, essas não estarão contempladas nesse backup.
Com base no que foi dito acima, cabe a você decidir qual tipo de manutenção você deve escolher, mas não fique sem uma.
O cliente não tem obrigação de saber sobre a manutenção
Essa é para você desenvolvedor, hoje quando faço uma proposta, já alerto para a questão da qualidade da hospedagem e também sobre a necessidade da manutenção mensal dependendo da complexidade do projeto. O cliente quer apenas “fazer” o website, ele não tem obrigação de saber que mais a frente irá precisar de uma consultoria para alterar, implementar ou excluir uma informação, cabe a você fazer sua parte, oriente-o, ele vai decidir se vai querer pagar mensalmente ou se vai assumir o custo do homem/hora mais para frente.
Você não pode ficar sem uma manutenção se o teu website é dinâmico, está sempre mudando algo. Se for uma loja online, nem pensar ficar sem manutenção mensal, mesmo que você atualize pouco sua loja, muita atenção para isso, pois se você tiver qualquer bronca , serão horas importantíssimas com seu sistema offline.