Testei o Linux Debian 8 (Jessie), mas e ai?

Wunderlist – To-do list eficiente e sem frescuras
13 de maio de 2015
Redimensionar imagens em lote no Linux
15 de junho de 2015

Testei o Linux Debian 8 (Jessie), mas e ai?

Um breve resumo sobre a minha experiência com a nova versão do Sistema Operacional Linux Debian 8 (Jessie)

Faz alguns dias que trouxe um notebook corporativo para realizar os trabalhos de home office, mas este notebook não é tão gentil quanto eu pensava. Ele estava com o Windows 7, mas já estava muito bagunçado, coloquei o Windows 10 (Vou falar deste em outro artigo) e apesar de ficar mais fluído que o 7 ainda não me agradava. Acostumado a utilizar diversos sistemas operacionais, inclusive o Linux a bastante tempo, eu resolvi colocar o novo Debian 8 neste notebook, com o ambiente gráfico XFCE para ver como este se comportava.

Primeiras impressões

Logo após a instalação já comecei de imediato a trabalhar nele, sem configurar nada, pois tinha que adiantar algumas coisas do trabalho e também dos freelas, o sistema se comportou muito bem e sem muita bronca. O sistema rodando sem travamentos, manipulando meus arquivos rapidamente, após finalizar as pendências resolvi testar tempo de desligamento e ligamento do equipamento e tive uma surpresa, é muito rápido, imagina isso com um SSD, deve voar.

Debian Jessie Xfce Desktop

Meu desktop já customizado como eu gosto

Nem tudo são flores, se no Windows temos que instalar drivers após a instalação (eu sei que nos mais novos muitos são detectados de cara, mas vamos lá, relaxa ai), no Linux precisamos realizar alguns ajustes para “afinar” o sistema.

Pequenos ajustes e afinamentos

1. One

A primeira “bronca” que encontrei foi com a questão do wi-fi, culpa do sistema operacional? Acredito que não, esse notebook que é chato mesmo, então para conseguir fazer o modelo dessa placa wi-fi funcionar bem eu segui os passos em:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Debian/Debian-72-Wheezy-nao-reconhece-wireless-apos-instalacao

2. Two

Outro perrengue foi o layout do teclado desse Lenovo e430, pense em um teclado que tem uma tecla danada (? / °) que só funciona atráves de uma inserção manual do registro do Windows e a edição de um arquivo bash no Linux. Então caso você dê a “sorte” de pegar esse teclado siga os passos abaixo para corrigir:

1) Crie um arquivo no diretório “/home/nome_usuário/” chamado “.xsessionrc”.

2) Edite o arquivo criado “/home/nome_usuário/.xsessionrc” e adicione as informações abaixo e salve o arquivo:

#!/bin/bash
setxkbmap -model thinkpad60 -layout br

3. Three

Essa foi muito boa. Conectei meu Motorola Moto X na porta USB e nada, simplesmente não montava a pasta, então eu não consigo pegar meus arquivos, para este problema eu ainda não pesquisei nada (risos), quando for necessário eu corro e vejo algo.

Basicamente estas são as três dificuldades que encontrei após instalar o Debian Linux Jessie. Não tenha medo, meta as caras, o sistema é muito leve.

Instalação de aplicações

Nem sempre as aplicações que utilizamos estão disponíveis no repositório padrão da distribuição, então precisamos pesquisar um pouco e colocar a “cuca” para funcionar, mas para vocês vou dar uma colher de chá, abaixo seguem alguns procedimentos de instalação para alguns aplicativos que utilizo.

1. Instalar o Buid Essential

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Duvidas-em-Geral/Nao-consigo-instalar-buildessential

2. Instalação do Sublime Text

http://www.ochobitshacenunbyte.com/2015/04/27/instalar-sublime-text-debian-8-jessie/

3. Instalando o Agent Copy

O Agent Copy já utilizo faz tempo, concorrente do Dropbox, Google Drive e similares, sim eu prefiro ele e muita gente tem dificuldades para instalar no Linux.

https://copy.zendesk.com/entries/24061068-How-do-I-install-Copy-for-Linux-

4. Fontes do Windows no Linux

http://www.pge.pb.gov.br/portal/groups/sgti/instalando-fontes-do-windows-no-linux

5. Instalação do Tor Browser

https://www.torproject.org/projects/torbrowser.html.en#linux

6. Instalação do Codeblocks

IDE para quem programa em C e C++

http://apt.jenslody.de/

Estas foram as aplicações que costumo utilizar e não consegui instalar simplesmente utilizando o famoso APT-GET INSTALL. Espero que ajude alguém que precise.

Uma super dica

Minha tecla print screen não funcionou de cara, parece que neste caso não foi o teclado, mas o XFCE, com ele parece que essa tecla fica “morta” mesmo (me corrijam se eu estiver enganado) e eu estava achando um saco ter que clicar no “iniciar” > Acessórios > Captura de Tela, olha que manobra! Então pesquisando na internet encontrei a solução.

O comando xfce4-screenshooter pode ser otimizado para capturar a tela quando você pressiona a tecla print screen ou alguma outra de sua preferência.

É importante conhecer as opções do comando, conforme tela abaixo:

Help do xfce4-screenshooter

Help do xfce4-screenshooter

No meu caso eu utilizei:

 xfce4-screenshooter -f -s /home/brunoriggs/Imagens/screenShots

O -f para fullscreen e o -s para informar aonde eu quero que o print screen seja salvo.

Mas este comando precisa ser associado à tecla:

  1. Vá no iniciar e selecione a opção gerenciador de configurações;
  2. Escolha teclado;
  3. Vá na aba atalhos de aplicativos;
  4. Clica em Adicionar, digita o comando acima e clica em ok;
  5. Ele vai pedir para você pressionar a tecla à associar e depois clica em ok.

Pronto, agora é só testar a tecla.

Conclusão

Testei o Linux Debian 8 (Jessie), mas e ai?

Concluo afirmando que estou extremamente feliz por ter instalado esta distribuição Linux nesse notebook, pois como eu falei ele roda liso, sem dar travamentos, consigo alternar entre as várias aplicações que utilizo sem dificuldades.

O Sistema não apresentou nenhum bug, nenhum comportamento anormal. Para quem gosta do Linux, do Debia, do Xfce ou tem interesse em conhecer um novo sistema operacional está é uma ótima opção, pode utilizar sem medo.

A boa e velha pergunta, é melhor que o Windows? Sei lá cara, utilza os dois e avalie qual o melhor para você, como eu disse no inicio do artigo utilizo vários sistemas operacionais aqui em casa e no escritório, todos me agradam, todos fazem o que eu quero, todos tem seus pontos positivos e negativos. Talvez o Chrome OS seja o melhor, teste ai e nos fale.

 

Este texto também está disponível no Medium

2 Comentários

  1. Emililio disse:

    o unico problema que tive com esse debian foi minha placa de video. É uma amd R7265 de notebook e depois que instala o drive perde o ambiente grafico. ja fiz de tudo e nao consegui resolver

  2. André disse:

    Estou tendo problemas com drivers de som que não funciona e o layout do teclado abt2 que não fica permanente as configurações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *