O Windows 10 é bom mesmo?

Redimensionar imagens em lote no Linux
15 de junho de 2015
Open Graph – Imagem miniatura do seu site no Facebook
5 de agosto de 2015

No inicio deste ano instalei uma versão de testes do Windows 10 e para ser sincero verifiquei muitos bugs e travamentos, eventos normais em se tratando de uma versão de testes, mas como precisava adiantar uns projetos não pude dar tanta atenção e acabei por deixar de lado. Somente agora com seu lançamento oficial eu de fato instalei e estou utilizando para trabalhar mesmo.

O Windows 10 é bom mesmo?

A verdade é que estou utilizando faz bem pouco tempo, entretanto já percebi muitas mudanças para a versão de testes que utilizei. O sistema está mais estável, até o momento não fui agraciado com bugs e o sistema parece sim ser mais veloz que o Windows 7. Assim como eu, acredito que muita gente ainda está com medo de abandonar o W7, mas uma hora vamos ter que seguir adiante.

https://www.youtube.com/watch?v=1yksa_z8jU8

Instalei, estou achando bem “firme”, sem travamentos, sem bugs e para quem já utilizou o Windows 8 a adaptação será tranquila.

Meu notebook não é uma super máquina:

  • Marca: Lenovo
  • Processador: i3 2330M 2.20Ghz
  • Memória: 4GB

A grata surpresa fica por conta do seu desempenho ser igual e muitas vezes superior ao Windows 7, pelo menos neste notebook. Para se ter uma ideia eu estava utilizando o Debian 8.0 XFCE, quem conhece sabe o quanto é leve, mudei o SO com receio, mas até o momento tudo está ótimo.

Curiosidade

Muito se falou e muito se discutiu sobre o novo navegador EDGE, diziam que seria muito rápido, que iria superar o Chrome e tantos outros burburinhos, mas a verdade é que pouca coisa mudou.

Visualmente houve uma grata mudança, o navegador está sim muito mais “clean” e bonito, mas em termos de desempenho não nada de mais. Realizei um teste bem simples, abri cinco abas (Facebook + Gmail + Gmail + WhatsApp WEB + Play Spotify) no Chrome e este consumiu em média 500 mb, realizei o mesmo teste com o EDGE e ele consumiu exatamente os mesmos 500 mb. Claro que pode ser diferente em outras máquinas, mas o que eu quero mostrar é que, nos dias de hoje, dificilmente um navegador vai consumir pouca memória como espera.

Como eu falei à um amigo, em breve o básico será ter 8 gb de ram no micro.

Bruno Riggs.

2 Comentários

  1. Paulo Rocha disse:

    Eu estou gostando muito do Windows 10, no início dá alguns problemas, mas com as atualizações fica cada vez melhor. Recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *