O Facebook e suas novidades na F8 Developer Conference

As redes sociais auxiliam na visibilidade do seu site
23 de março de 2015
Backup automático no cPanel com Cron Job
12 de maio de 2015

Tudo indica que o Mark Zuckerberg não estará satisfeito até conquistar o mundo, se já não conquistou. No evento F8 Developer Conference foram apresentadas algumas novidades interessantes.

Vamos começar pela

ferramenta gratuita de análise de dados

O Analytics for Apps, uma nova ferramenta para anunciantes que desejam melhorar a eficiência de suas campanhas com base em dados demográficos. O recurso já esta funcionando e retorna informações sobre o engajamento dos usuários no aplicativo do Facebook.

Exemplificando as funcionalidades da nova ferramenta, o Facebook demonstrou no palco do F8 como uma empresa pode comparar campanhas de marketing com diferentes dados demográficos, como idade, sexo e localização. Em vez de saber apenas a quantidade de cliques em um anúncio no Facebook e informações superficiais sobre as ações dentro da rede social, agora será possível ver quais tipos de pessoas mais se engajam com os anúncios, oferecendo ao usuário a possibilidade de modificar a estratégia para conseguir mais conversão.

A novidade permitirá que as campanhas publicitárias do Facebook tenham maior relevância para os anunciantes e tragam maior conversão para as empresas. Ao fornecer um aplicativo de análise gratuito, o Facebook entra como concorrente de serviços como o Google Analytics, amplamente utilizado na web.

Fonte: TechCrunch

Incorporar Vídeos

Outra novidade do Facebook é finalmente podermos incorporar todo e qualquer vídeo postado na rede social em qualquer outro site ou blog, para isto acontecer basta o usuário clicar na opção Embed Vídeo na parte inferior da tela onde o vídeo foi publicado.

Facebook Embed Vídeo

Facebook embed

Algo simples, mas que será útil para muitos.

E finalmente:

Messenger vira plataforma e traz novos serviços ao app

Confirmando todos os rumores, o Facebook anunciou as grandes mudanças planejadas para o Messenger. Conforme apresentado durante o F8, evento realizado na tarde desta quarta-feira (25), o aplicativo deixa de ser apenas um serviço de mensagens instantâneas para se tornar algo bem maior.

A primeira grande novidade é que, como já se especulava antes, a empresa vai transformá-lo em uma plataforma. Isso significa que desenvolvedores de outras companhias poderão criar novos conteúdos para o sistema, levando-o para muito além de um simples espaço para bate-papo.

Com isso, Messenger passa a contar com a própria galeria de aplicativos, os quais podem ser adquiridos a partir de uma nova aba adicionada à interface. É a partir dela que você vai encontrar uma lista de novas possibilidades para interagir com seus amigos além das velhas mensagens e figurinhas dos Power Rangers, como músicas personalizadas e uma nova gama de filtros de imagem.

Messenger apps

Já durante o lançamento, o Facebook vai trazer mais de 40 apps previamente preparados para atuar na nova plataforma. Entre os parceiros anunciados temos a The Weather Channel, a ESPN, Zya e a Outfit7 Limited, criadora de Talking Tom. Vale lembrar que alguns desses apps serão pagos.

Além disso, a rede social também está mirando no bate-papo corporativo. Com o Messenger Business, será possível entrar em contato diretamente com lojas e empresas. A ideia é trazer uma espécie de canal direto de comunicação, permitindo que você envie mensagens para checar o status de uma encomenda ou fazer algum tipo de reserva.

Apesar disso tudo nos dar a impressão de que o mensageiro caminha em direção ao abismo no que caiu o MSN, é fácil visualizar a estratégia de Mark Zuckerberg. Por mais que tenha separado a versão mobile do Messenger do Facebook, o serviço de bate-papo continua tão forte quanto antes e toda essa visibilidade é uma ótima forma das empresas mostrarem seu trabalho. Assim, ao mesmo tempo em que agrega valor à marca do Facebook, a chegada dos apps transforma o bate-papo em uma vitrine de trabalho e uma maneira interessante de comercializar seus aplicativos sociais.

Fontes: CanaltechMashable, VentureBeat

O Facebook e suas novidades na F8 Developer Conference 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *