Mudei o template do meu site e minhas visitas caíram

Cross-browser Image Blur with CSS
26 de Fevereiro de 2015
Sublime Text – Editando arquivos diretamente via FTP
18 de Março de 2015

Vou falar um pouco sobre uma dificuldade que sempre encontro ao instalar novos templates no WordPress, a duplicidade ou a ausência da TAG <H1>. É importante dizer que a TAG <H1> é de extrema importância para uma página e ela deve ser um resumo breve do que o usuário vai encontrar no texto, de preferencia usando palavras chave. Importante também dizer que só deve existir uma TAG <H1> por página.

Mudei o template do meu site e minhas visitas caíram

Não foi a primeira e nem será a ultima vez que tenho que realizar ajustes referentes à TAG <H1> ao instalar um novo template em um site. Levando em consideração que esta TAG deve ser um resumo breve do que o usuário vai encontrar no texto e de preferencia usando palavras chave, não entendo porque alguns templates insistem em colocar a logomarca como <H1>, ou pior, colocam a logomarca como <H1> e logo depois outro <H1>, ficando assim sua página com duas TAGS <H1>, se algum desenvolvedor de templates para WordPress pudesse me explicar eu ficaria agradecido.

Como faço para corrigir esta situação?

Primeiro é necessário confirmar se de fato existe algum problema relacionado à sua TAG <H1> utilizando algumas ferramentas SEO. Após identificar um possível erro será necessário entender o código para visualizar o problema, muitas vezes localizado em um arquivo do template, mas já encontrei dentro de funções ou subpastas, o que dificulta um pouco mais os ajustes. Em alguns casos você solucionará o problema apenas manipulando a TAG <H1> dentro do código, desassociando da logomarca e associando ao texto de fato, em outras situações você terá que utilizar laços (IF) em conjunto com funções para trabalhar esta TAG, um exemplo é a função IS_HOME(), com ela você pode especificar qual será o seu <H1> na sua HOME.

seo-quake-diagnosis

Ferramenta mostrando as TAGS

 

Exemplo:

<?php if ( is_home() ) : ?><h1><?php echo "tagline aqui"; ?></h1>

Conclusão

Como podemos verificar, não basta apenas instalar um template, é necessário entender do código, de SEO, das funções, entre outros. Portanto se está pensando em mudar o template do seu site é bom verificar se o responsável pelo mesmo está ciente destas adversidades. Uma mudança no template sem os devidos ajustes pode significar uma queda de rank nos motores de busca, como o Google e consequentemente queda nas buscas.

Obviamente existem outros fatores que influenciam na visitação do site, inclusive se o template é agradável, responsivo, amigável e tem uma boa usabilidade, mas faltar com as regras básicas do SEO pode ser fatal para o seu site.

2 Comentários

  1. Bruno so nao entendi como é que vc faz para verificar, nao ficou claro no post, qual ferramenta vc usa para averiguar se existe ou não duas tags H1 ou nenhuma? Pois estou com este problema depois que mudei meu tema…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *