Qualidade dos jogos piorou com o Windows 10
8 de Março de 2017
Gravity Forms – Exportando dados para o Excel
23 de Março de 2017

Home Office – Como consegui me organizar

Em outubro de 2015 recebi a noticia que a empresa para qual eu trabalhava iria encerrar as atividades por conta da crise, este foi meu presente de Natal. Passado o susto foi hora de decidir qual rumo seguir, buscar uma oportunidade de trabalho em outra empresa ou arriscar tocar meu próprio negócio, escolhi a segunda opção.

Já se vão meses nessa batalha e o que eu acreditava que seria ser trabalhar para mim mesmo mudou drasticamente, tenho certeza que muitos pensam como eu pensava, acreditam que não ter patrão é ótimo, pagar seu próprio salário, fazer seu horário, fazer a coisa do seu jeito e trabalhar em regime de home office. Descobri que não é tão fácil.

No inicio você percebe logo a dificuldade, acredita que pode trabalhar deitado na cama, sentado no sofá assistindo TV ou até mesmo na beira da piscina do seu prédio, mas a verdade é que muitos fatores podem tirar a sua concentração, então o melhor é buscar montar um pequeno escritório, se não houver esta possibilidade busque um local tranquilo e que, pelo menos a sua mesa se pareça com a do seu trabalho. Mantenha suas coisas organizadas, seu computador, seus papéis, seus lápis e canetas, mantenha seu ambiente limpo.

Responsabilidade

Estipule um horário para inicio da jornada de trabalho, como se estivesse indo ao escritório, acorde bem, escove seus dentes, tome banho, alimente-se bem e parta para a jornada, o home office não é uma brincadeira, você precisa determinar regras para poder fazer bem o seu trabalho. Como você se veste eu nem considero tão importante, pode colocar uma roupa agradável, mas algumas vezes me visto como se fosse para um escritório onde existem, diretores, funcionários e clientes, isto faz-me lembrar que estou trabalhando e não simplesmente sentado à frente do computador em minha casa.

Não entendo como ofensa quando meus colegas estrangeiros dizem que muitos brasileiros ainda não sabem ter responsabilidade para trabalhar de home office, pois geralmente jogam tempo fora com bobagens na internet, principalmente com as redes sociais e perdem o foco fácil. Não é mentira, já vi isso acontecer e gerar conflitos, o funcionário A acredita que trabalha mais que o Funcionário B. Algumas vezes você precisa alinhar algo com o colega e não consegue contato nem por telefone, nem por aplicativos e muito menos uma resposta por e-mail, isso é irritante pois impacta na sua produtividade. Já vi empresas tentarem implementar o home office e depois voltarem atrás porque os funcionários não levaram À sério, já vi empresas implementarem o home office e cobrarem mais dos seus funcionários do que quando alocados. Se você acredita que o trabalho de casa vai ser oba oba nem tente, você vai falhar.

Concentração

No inicio é normal que as pessoas da sua família atrapalhem, muitas vezes para eles parece que você está em casa numa boa e pode ir ali pegar um suco, tirar aquele livro lá do alto do armário, ir ao mercado comprar um leite, etc. Você precisa mostrar que está trabalhando e que agora este é o seu ganha pão, seja firme e diga que não pode atende-los, se você estivesse no escritório você iria pegar o livro no armário para seu filho? Faça-os entender e respeitar o seu horário. Muitas vezes vai parecer cruel, pois seu filho chegará cheio de manhas para pedir coisas, dar beijos e algumas outras facetas para ter sua atenção, mas seja firme, vão ter dias mais trabalhosos e dias mais tranquilos, nos mais tranquilos faça um agrado, escolha uma brincadeira, desça uns 20 minutinhos para o parque ou jogue um futebol, mas logo retorne às atividades e ressalte que este tempo abençoado só foi possível por conta de ter trabalhado bastante e ter adiantado as coisas.

Comece cedo, termine a hora que for possível

Percebeu que no parágrafo quatro eu falei para estipular horário de inicio para jornada de trabalho, mas não falei hora para encerrar? Volte lá e olhe.

Acabou essa história de olhar para o relógio e correr para bater o ponto, principalmente no inicio, quando você precisa correr atrás de novos projetos, clientes e parceiros, você passa a receber pelo que produz, muitas vezes fico a madrugada toda trabalhando para cumprir prazos, muitas vezes acordo na madrugada lembrando de uma correção ou implementação à ser realizada e corro para o computador para não perder o raciocínio, uma dica é deixar um papel e lápis ao lado da cama para anotar esses pensamentos na madrugada e aplicá-los logo cedo.

Não estou dizendo que você se tornará um “zumbi”, mas muitas vezes você vai ter que trabalhar mais do que quando batia o ponto, com o tempo e com organização tudo vai se moldando ao seu ritmo, você vai aprendendo a otimizar o tempo. Eu por exemplo pego as tarefas mais complicadas e resolvo logo cedo, pois minha mente está relaxada e no final do dia eu estou com as tarefas mais simples, deixando assim o fim do dia mais agradável.

Algumas dicas

Vamos resumir aqui algumas dicas para que você trabalhe bem de casa:

  • Estipule um horário para iniciar o dia de trabalho;
  • Acorde bem, escove os dentes, tome um banho, se alimente;
  • Utilize roupas leves;
  • Alguns dias vista-se como se fosse à um escritório ou visitar um cliente;
  • Escolha um local adequado e calmo para fazer de escritório;
  • Mantenha este local limpo e organizado;
  • Tenha regras, foco e responsabilidades;
  • Evite desviar atenção com bobagens e redes sociais;
  • Ressalte para seus parentes que mesmo estando em casa você está em horário de trabalho;
  • Tente resolver as tarefas mais complicadas logo cedo;
  • Otimize seu tempo;
  • Nunca interrompa um pensamento, conclua o que está fazendo, não pare na metade;
  • Deixe um bloco de anotações próximo à sua cama;
  • Dedique-se, vire a noite se necessário, mas cumpra seu prazo.

Conclusão

Tudo o que escrevi acima baseia-se em fatos que ocorreram comigo, não é uma regra para todos, mas comigo vem funcionando bem e acredito que muitas dicas sirvam para você também, talvez não todas. Somos seres humanos e temos nossas particularidades, devemos respeitá-las.

Para você que está começando o seu negócio te desejo sorte, meus parabéns, você deixou de ter um chefe para ter vários, seus clientes são seus chefes agora, lembre-se disso e trate-os com responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *