wordpress-code-002
Ocultando categorias do Widget no WordPress sem plugins
5 de setembro de 2017

Evitando spam nos comentários do WordPress

O WordPress vem passando por diversas evoluções ao longo dos anos, melhorando à cada versão, mas ele não é isento de falhas ou ataques. Acredito que uma das maiores preocupações de quem tem um website em WordPress e também para quem desenvolve websites em WordPress é a questão da segurança, dentre elas os famigerados spam nos comentários, principalmente uma nova técnica que vem sendo utilizada por spammers que prejudicam seu site, vou explicar essa técnica mais abaixo.

Tenho certeza que muitos já passaram por essa situação e hoje vou tentar passar uma dica que, talvez não resolva em definitivo os problemas com spam, mas pelo menos irá dificultar a vida deles.

CONFIGURAÇÕES DE DISCUSSÃO

Primeiro passo a ser tomado está nas configurações de como são tratados os comentários em seu website. Eu só permito comentários em meus websites ou no dos clientes se estes informarem o nome e e-mail, os comentários passam por uma moderação e devem ser aprovados manualmente, veja abaixo na imagem. Estas configurações você encontra em configurações > discussão.

Moderação de Comentários

PLUGINS ANTISPAM

Vamos dificultar ainda mais a vida dos spammers utilizando um plugin antispam, e não pense qua não funciona, em testes que realizei a redução de spam foi considerável. Estes plugins utilizam parâmetros internos para classificar um comentário como spam, aqui funciona perfeitamente, no meu caso utilizo o AKISMET, veja abaixo os três que indico.

ANTISPAM BEE

Antispam Bee

GROWMAP ANTI SPAMBOT

GROWMAP ANTI SPAMBOT

AKISMET

Akismet

 

NOVA TÉCNICA SPAMMERS

Vamos falar agora da nova técnica utilizada por spammers que está passando despercebida por muitos usuários do WordPress.

Ao postar um comentário em seu site o spammers utiliza o campo nome e coloca a URL que ele quiser, assim se um visitante ou até mesmo você clicar nessa URL poderá ser direcionado para um site malicioso. É importante ter atenção ao aceitar alguns comentários, geralmente vem com textos bem bobos e tecendo elogios, tentando te enganar pela “bondade”, exemplo “Nossa!! Amei seu site, continue escrevendo assim.”.

Joga logo para caixa de spam, não aprove esses comentários. Uma forma de inibir esse spammers é adicionando ao link dos comentários o atributo  REL=”NOFOLLOW”, e antes que me perguntem, existem sim plugins para isso, mas como eu sempre digo, mão no código é melhor que qualquer plugin. Para adicionar o atributo você vai editar o arquivo functions.php do seu tema adicionando as linhas abaixo.

/**
 * Adicione rel="nofollow" nos links de resposta dos comentários
 */
 function add_nofollow_to_reply_link( $link ) {
 return str_replace( '")\'>', '")\' rel=\'nofollow\'>', $link );
 }

add_filter( 'comment_reply_link', 'add_nofollow_to_reply_link' );

Como podemos ver, existem maneiras para dificultar a vida daqueles que tentam dificultar a nossa. Não custa muito investir um tempo para realizar essas configurações em seu website e no dos clientes.

Lembre-se, compartilhe essa postagem, sempre existe alguém com dúvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *