É melhor ter um ouvido de vácuo do que perder o controle

425 computadores invadidos por ataque hacker Houdini no Brasil
19 de fevereiro de 2014
Fortalecendo seu network com algumas dicas
19 de fevereiro de 2014

Você pode achar este titulo estranho, mas este termo “ouvido de vácuo” foi como resolvi apelidar uma técnica que comecei a utilizar quando trabalhei em uma empresa de helpdesk faz alguns anos.

Se você já trabalhou em empresa de helpdesk percebeu que cada ligação é um estresse novo, raras são às vezes em que ligam e tem paciência. Na verdade você recebe toda a carga de nervosismo de quem esta do outro lado da linha. O tempo passou e alguns colegas começaram a me questionar como eu podia entre uma ligação e outra contar uma piada, uma história, falar sobre estudos, entre outros. Se não viessem me questionar eu jamais teria percebido isso. Comecei a entender o que acontecia, criei um filtro sem perceber, este filtro entrava em um automático e fazia com que aquelas palavras que vinham do outro lado da linha fossem captadas, registradas em um aplicativo e ao desligar a ligação era como se eu nem lembrasse o que escutei, era como se as palavras só estivessem ali comigo enquanto passavam de um ouvido ao outro, como quando um personagem de desenho animado limpa seu ouvido com um lenço transpassando-os.

Obviamente não revelarei o nome da empresa, mas posso dizer que agradeço imensamente ter tido essa oportunidade, e sempre em uma entrevista,  quando questionado sobre a opinião negativa de outras pessoas que trabalharam lá e relatam algumas situações ruins, eu respondo que todo mundo deveria começar em um helpdesk, pois se souber trabalhar corretamente será uma escola para aprender a controlar-se em futuros empregos, até porque não existe isso de emprego sem estresse 100%, uma hora você vai se pegar em meio a um caos e terá que se sair bem. Aprendi e utilizo até hoje essa técnica para controlar se o que estou ouvindo deve ou não permanecer em minha mente.

Entre os muitos benefícios que essa técnica me trás os principais que considero são:

  • Me ajuda a ficar de fora da famosa “radio peão”, enquanto muitos estão lá tensos com algum boato louco eu fico sem entender a tensão, porque não guardei aquilo para mim.
  • Evitar escutar quando colegas de trabalho falam demais e tem assuntos desagradáveis.
  • Desconsiderar aquele pessoal que vira e mexe solta uma piada para alfinetar você, quando parece que você nem ouviu eles ficam loucos e acabam percebendo que não vão te fazer perder a cabeça.

Quer ter paz no trabalho, tente de alguma forma separar aquilo que deve deixar registrado e aquilo que deve passar pelo vácuo, pode parecer difícil, mas você consegue. Caso não haja impedimentos, outra dica muito bacana é colocar o fone de ouvido e ficar curtindo sua playlist enquanto faz o seu trabalho.

Alguns chamam isso de Resiliência, eu prefiro chamar de ouvido de vácuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *