Cloud Computing: “Modinha” ou realidade?

HQs Marvel começam a ser substituídas por versões digitais
7 de março de 2014
Curso Linux Básico – Primeiros Passos
12 de março de 2014

O termo Cloud Computing surgiu pela primeira vez em 1997, em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa. Porém, o conceito é associado ao nome de John Mccarthy, pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LISP. Em 1960, ele disse que “a computação pode algum dia ser considerada como uma utilidade pública.”.

A Computação na Nuvem começou a ser oferecida comercialmente em 2008, em 2009 comprei o meu primeiro livro sobre a Cloud Computing para começar a entender melhor a tecnologia.

 

Book Cloud Coputing

 

Era algo novo e poucos davam importância, mas se pararmos para pensar na evolução da internet de 2008 a 2014 em termo de serviços oferecidos, aplicativos online, servidores online e até mesmo o aumento na velocidade do serviço de internet.

Utilizo servidores de backup na nuvem faz tempo, também algumas aplicações na nuvem, mas venho percebendo um “boom” sobre Cloud Computing. Posso estar enganado, mas desde o inicio de 2014 começaram a surgir diversos artigos em sites que acompanho sobre o assunto, sobre utilização de ERP na nuvem, sobre segurança e velocidade na nuvem e até a IBM que investiu US$ 1 bilhão para acelerar as ofertas na nuvem.

A pergunta que fica no ar é se realmente estamos caminhando para uma evolução dos serviços oferecidos na nuvem, ou se é apenas uma nova moda.

O que você pensa sobre isso?

 

Suporte_nuvem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *