Aplicativo móvel para melhorar a vida de diabéticos

IBM realiza fórum virtual para discutir temas voltados para a segurança
7 de junho de 2013
4 vícios profissionais (e como se livrar deles)
7 de junho de 2013

Aplicativo móvel para melhorar a vida de diabéticos

Aplicativo móvel para melhorar a vida de diabéticos

Salvador, 06 de junho de 2013 – No Brasil, estima-se que aproximadamente doze milhões de pessoas convivam com o diabetes. A doença, que se caracteriza pela incapacidade do organismo de processar a glicose presente no sangue, ainda não tem uma cura conhecida, mas quem sofre de diabetes pode conviver com ela pelo resto da vida. O segredo desta convivência é o tratamento ser feito corretamente, levando em conta controle da alimentação e a monitoração das calorias, carboidratos, proteínas, sódio e gorduras ingeridas no dia a dia, bem como medicação adequada e exercícios físicos. Com isto o paciente pode ter uma expectativa de vida maior e, mais importante, uma boa qualidade de vida.

A convivência com o diabetes implica em manter um bom controle glicêmico. Para tanto é preciso medir sempre a glicemia e fazer com frequência o auto monitoramento e saber o que foi ingerido e processado pelo organismo. Fazer essas contas, preencher tabelas e manter organizado tudo o que foi ingerido de maneira correta, além de trabalhoso não é uma tarefa simples, sobretudo quando se tem uma vida ativa, com muitos compromissos. Os cálculos necessários para se controlar doses de insulina e manter a glicemia do paciente sob controle, são muito complexos, tornando a auto monitoração muito difícil de ser realizada pela grande maioria da população. Com o intuito de resolver esses problemas e tornar o dia a dia do diabético mais simples, foi desenvolvido o GlicOnline, um aplicativo que substitui as anotações e cálculos daqueles que convivem com a doença.

Criado em 2006 pela Quasar, empresa formada por três sócios que tem como missão melhorar a vida dos diabéticos, o aplicativo é um sistema de controle de glicemia à distância que calcula automaticamente a quantidade de gorduras, calorias, proteínas, sódio, fibras e carboidratos que foram ingeridos pelo paciente e resulta na quantidade correta de insulina que ele deve injetar e alerta os medicamentos a serem tomados na dose e no horário corretos.

O paciente insere os dados da sua glicemia, daquilo que vai ingerir, medicamentos administrados e o aplicativo calcula doses de insulias para quem precisa. Além disso, forma um banco de dados que seu médico e nutricionista terão acesso, podendo acompanhar à distância a evolução do paciente, e poderão ajustar sua prescrição de acordo com a necessidade. “O Gliconline proporciona aos pacientes um convívio muito melhor com o diabetes, tornando o acompanhamento da doença mais simples e prático. Nosso objetivo é tornar a vida dos diabéticos mais simples e a convivência com a doença menos desgastante. Tornar os usuários mais felizes”, afirma Floro Dória, o idealizador do GlicOnline.

Os mais de 4.000 pacientes que já utilizaram o GlicOnline, no computador ou no telefone, tem dados precisos de seu tratamento calculados pelo programa, lidando melhor com a doença. Desde sua criação foram elaboradas uma série de atualizações, a mais recente e importante em 2012, realizada pela Dextra. Esta atualização deixou o sistema mais completo e dinâmico, além de criar a versão para Android na qual os pacientes podem levar consigo e ter automatizado todo o seu tratamento, diminuindo os erros e esquecimentos.

A empresa que elaborou e codificou o aplicativo e as atualizações no sistema, a Dextra, é uma empresa que transforma negócios através da elaboração de softwares sob medida. O principal desafio foi criar as novas funcionalidades do aplicativo e deixá-lo cada vez mais intuitivo e funcional para os pacientes. “Para nós foi uma grande responsabilidade trabalhar com este projeto. E é gratificante saber que nosso trabalho tornará a vida dos diabéticos menos complicada.” comemora, Bill Coutinho, Diretor de Marketing da Dextra.

Dextra estabeleceu um relacionamento afinado com a Quasar, trabalhando em conjunto para desenvolver o GlicOnline. Além do forte engajamento que a Dextra tem com os clientes, este  projeto gerou ainda mais envolvimento, pois está diretamente ligado a algo que pode fazer a diferença na vida de pessoas. A equipe foi além da expertise técnica ao entender as necessidades dos pacientes e as questões médicas que envolvem todo o projeto, bem como a necessidade de adequação do aplicativo a vários tipos de pessoas.

Fonte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *