Acomodar-se no emprego pode ser o caminho para o insucesso.

WordPress – Fatal error: Allowed memory size
17 de Fevereiro de 2014
425 computadores invadidos por ataque hacker Houdini no Brasil
19 de Fevereiro de 2014

Um dos maiores erros comportamentais que presenciei e presencio em minha carreira profissional, funcionários que se acomodam em um emprego por acreditar que sua colocação no mercado de trabalho esta perfeita ou não há nada melhor.

Quantas vezes você parou, pensou e percebeu que parou de buscar novas qualificações, novos contatos profissionais e até parou de enviar currículo, desperdiçando talvez grandes oportunidades? Na verdade me parece um comportamento automático, o problema é que muitas vezes leva tempo para perceber essa “falha” comportamental, cabe ao profissional perceber esta dificuldade.

Ao acreditar que seu emprego é o melhor que pode conseguir você pode estar causando um “travamento profissional” em sua carreira. Vejo profissionais praticamente desistirem de investir em si próprios por acreditar que esta tudo bem ou que nada melhor deve surgir. Pude presenciar situações onde este comportamento acabou levando o profissional a ter comportamentos que transitaram pela Síndrome de Burnout chegando ao ponto de apresentar Aprosexia, ou seja, tentaram provar ser o melhor naquilo que faz dentro do seu ambiente de trabalho, tiveram uma dedicação intensificada e muitas vezes exagerada, renunciou  as suas necessidades pessoais e isto os levou a mudanças evidentes de comportamento, irritabilidade e cansaço seriam os mais visíveis. Para piorar esta situação os levaram a desenvolver a Aprosexia, simplesmente desenvolveram uma ausência total de atenção e não conseguiam se concentrar em nada do que faziam, porque em todo processo psicológico dedicamos certo nível de atenção direta ou indireta. Assim tornaram-se profissionais sem motivação e sem vontade de aprender coisas novas, tornaram-se obsoletos.

Tire um tempo para você analisar seu comportamento na empresa, busque novidades, participe de eventos voltados à sua área, participe de cursos e palestras, dedique uma parte do seu tempo à família, aos seus hobbies favoritos, pratique esporte, defina bem o seu tempo de trabalho e lazer e entenda que a escada é sempre para cima, sempre existe um degrau para subir, não se acomode.

 

Síndrome de Burnout

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_burnout

Aprosexia

http://psychologydictionary.org/aprosexia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *